Chamar a grife italiana PRADA de marca é um tremendo insulto. Chique e luxuosa, desperta nas mulheres um intenso, e muitas vezes incontrolável, desejo por suas peças que mais parecem verdadeiras jóias do mundo da moda, chegando ao ponto da poderosa editora da revista Vogue americana, Anna Wintour, declarar: “PRADA é o único motivo para alguém assistir à temporada de moda em Milão”. Resumindo, PRADA é divina.
A
história
A
tradicional grife italiana foi fundada na cidade de Milão em 1913 por Mario
Prada e seu irmão com o nome de Prada Brothers (Fratelli Prada). Começou a sua
atividade comercial através do design e da manufatura exclusiva de acessórios
de luxo, como malas e bolsas, em couro e peles sofisticadas, além de outros
materiais de elevada qualidade. Ganhou notoriedade ao longo das décadas por
seus produtos de luxo. No ano de 1978, a neta de um dos fundadores, Miuccia
Prada, juntamente com seu futuro marido Patrizio Bertelli, assumiram o controle
da empresa, que já tinha perdido muito do seu brilho, e passou a produzir
acessórios, incluindo uma simples mochila preta de nylon ajustada com tiras de
couro. Mochilas e outros acessórios de nylon foram estampados com o triângulo
metálico invertido em que se lia o nome da marca e rapidamente se tornaram
objetos de desejo, usadas por modelos como Jerry Hall e Marie Helvin.
Começava
então a transformação da PRADA em um ícone do mercado de luxo mundial. Em 1983
uma segunda loja é inaugurada em Milão, em 1985 lança a coleção de sapatos, no
ano seguinte inaugura sua primeira loja em Nova York, e em 1989 apresenta
primeira coleção de roupas, aclamada pelas inovadoras linhas puristas e austeras.
A coleção mostrava muitas novidades, novos tecidos e tecnologias. Miu Miu, a
sua segunda linha, mais acessível, foi lançada em 1992, e adotada pela
juventude cosmopolita, conferindo-lhe o status de ícone da moda. Pouco depois
foi a vez da coleção masculina de roupa (1995) e da PRADA SPORT (1997), uma
linha esportiva de roupas e acessórios, estrearem no mercado. Ainda nesta
década a marca ganhou enorme visibilidade com a inauguração de lojas em Londres
(1994), Nova York, San Francisco e Paris (1996), além do lançamento de coleções
de relógios, cosméticos (no ano de 2000), perfumes e uma linha para decoração
para casa. Os preços dos sapatos da marca variam entre US$ 400 à US$ 2.500, as
bolsas entre US$ 200 e US$ 7.000, as jaquetas entre
US$ 3.000 à US$ 15.000 e os vestidos entre US$ 1.500 à US$ 7.500. todas chora
PRADA
+ LG
A
grife italiana inovou ao lançar no mês de janeiro de 2007, em parceria com a
coreana LG Electronics, o aparelho celular LG Prada KE850. O celular, que
estava sendo desenvolvido desde 2005, chamado de “PRADA Phone by LG”, é esguio
(12 milímetros de espessura), com tela sensível ao toque e câmera de 2
megapixels. A grife italiana ajudou a criar a interface do aparelho, os tons de
chamada, o conteúdo pré-instalado e os acessórios. Segundo a PRADA o objetivo
do projeto é posicionar a marca na arena dos telefones celulares, que cada vez
mais são sinônimos de estilo. O novo aparelho, lançado preço próximo aos 600
euros, vendeu 300 mil unidades nos oitos países (Itália, Alemanha, Reino Unido,
França, Coréia do Sul, Taiwan, Cingapura e Hong Kong) nos três primeiros meses.
No Brasil, o celular chegou meses depois, comercializado pelas operadoras Vivo,
Claro e Tim ao preço de R$ 1.900,00. A LG não comenta a razão pela qual optou
por não lançar o modelo nos Estados Unidos.
Experiência
única
Além
da moda, a empresa revoluciona na arquitetura, com seus projetos de lojas, com
jeito de galeria, sem nome na fachada e onde os produtos têm status de obra de
arte, assinados por importantes arquitetos contemporâneos como o holandês Rem
Koolhaass, que assinou a filial de Nova York, inaugurada em 2001 no SoHo. O
nome do projeto não poderia ser mais sugestivo: Prada Universe. A unidade de
Tóquio, assinada pela dupla suíça Jacques Herzog e Pierre de Meuron, é a mais
provocativa construção da capital japonesa. Este conceito de loja possui
unidades também em San Francisco e Beverly Hills.
O
valor
Segundo
a consultoria britânica InterBrands, somente a marca PRADA está avaliada em US$
3.28 bilhões, ocupando a posição de número 94 no ranking das marcas mais
valiosas do mundo.
PRADA no mundo
A
PRADA possui 310 lojas (incluindo a marca Miu-Miu) nas cidades mais importantes
e cosmopolitas de 65 países ao redor do mundo.
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