Páginas

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Cantinho da ALPA

     Envenenamento em gatos e cachorros: o que fazer nessas horas?

Hoje pela manhã quando eu saia para trabalhar havia um cachorrinho na frente da minha casa, visivelmente mal! Não tinha certeza do que estava acontecendo com ele, tentamos dar água mas nem a boca ele conseguia abrir.  Então ligamos para o  Centro de Controle de Zoonoses aqui da cidade (e quanto tivermos notícias eu conto pra vocês). 
Por isso o Cantinho da ALPA de hoje traz um assunto muito importante: O que fazer quando seu animal ingere produtos tóxicos? 


A intoxicação de cachorros e gatos por produtos tóxicos de forma acidental ou pelo uso irresponsável de venenos ocorre com frequência!  Cachorros e gatos podem sofrer diversos tipos de envenenamentos. Produtos de limpeza, venenos para ratos, plantas e alimentos tóxicos e pesticidas utilizados em jardins podem ser ingeridos de forma acidental.

Você suspeita que seu animal foi intoxicado devido a ingestão de qualquer tipo de veneno? Os sintomas são típicos e caso você tenha receio que isso tenha ocorrido com o seu cão ou gato de estimação, saiba sobre os principais sintomas e o que você pode fazer.

Logo após a ingestão ou mesmo o contato com o produto venenoso, alguns dos sintomas aparecem imediatamente.
Não importa o tipo de produto tóxico ingerido pelo cão ou gato, os sintomas começam no sistema nervoso central e levam aos demais sintomas. A intensidade desses sinais depende da quantidade ingerida.
Gatos podem demonstrar os sintomas de forma mais sutil que os cães, e o proprietário demora a perceber. A razão disso é que os gatos, muitas vezes, ingerem quantidades menores do veneno. De forma geral, os sintomas mais comuns nas intoxicações por raticidas entre os cães e gatos são:



Apatia: não responde a estímulos e há mudança brusca do comportamento normal;
Salivação excessiva, misturada ou não com vômitos;
Podem ocorrer fortes tremores musculares ou fraqueza: o animal não consegue ficar em pé;
Pode ocorrer sangue na urina;
O animal não come e nem e bebe água.

O que fazer com um cão ou gato que ingeriu raticida?

Envenenamentos são emergências e, nesses casos, o ideal é procurar um médico veterinário o mais rápido possível!
Essa regra vale para qualquer tipo de envenenamento: seja por ingestão acidental de chocolate, medicamentos de uso humano, como a aspirina, substâncias de uso não legalizado, como a maconha, ou mesmo plantas e flores tóxicas comuns em jardins!
Para tratamento, tentativas de recuperação e alívio dos sintomas, podem ser necessárias a realização de alguns procedimentos pelo médico veterinário: lavagens gástricas, uso de carvão ativado, que auxilia na eliminação do veneno no trato digestivo, aplicação de antídotos e demais procedimentos relacionados.
Cães e gatos que sobrevivem às intoxicações correm o risco de ficar com sequelas dependendo da substância ingerida: tiques nervosos e convulsões esporádicas podem ser consequências da ingestão de raticidas.

Uso irresponsável de raticidas é crime e a venda de muitos destes compostos ocorre de forma ilegal.

À base de anticoagulantes como a warfarina, são perigosos, letais, e causam hemorragias internas. Alguns produtos são tão perigosos que o comércio desse tipo de substância é ilegal. O “chumbinho” é um desses compostos à base de pesticidas ainda utlizados como agrotóxicos em lavouras, como estricnina, arsênico e carbamato.

Dedetização e controle de pragas é trabalho para profissionais especializados na área. Se você não tem conhecimento sobre o assunto e enfrenta problemas com infestações, procure um profissional para ajudá-lo.
Não existem dados precisos publicados atualmente sobre o número de animais atendidos diariamente nas clínicas veterinárias, mas, com certeza, a ocorrência é alta: praticamente todo veterinário tem um caso de intoxicação desse tipo para contar.  Caso isto ocorra com o seu pet, peça um laudo ao médico veterinário. Considere a possibilidade de encaminhar um corpo do animal para uma necropsia. Registre um Boletim de Ocorrência na polícia. Além de ser crime de maus-tratos contra os animais, a comercialização desse tipo de produto de forma clandestina é crime com penalidades previstas em lei.


Atenção: Envenenamentos são casos de emergência e o tempo é crucial nesses momentos: quanto mais cedo for socorrido, maiores serão as chances de sobrevivência de um animal envenenado. Tenha sempre um telefone ou contato de um serviço veterinário de urgência 24 horas!

Adote um amigo! A página da ALPA traz diariamente animais que foram abandonados e esperam por um novo lar. 

Fonte: Agenda Pet

Nenhum comentário:

Postar um comentário