Páginas

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Cantinho da ALPA

1° Mutirão de Castração em Lages

A ALPA está promovendo o primeiro mutirão de Castrações em Lages, nos dias 11 e 12 de outubro. As inscrições podem ser feitas para cães e gatos, machos e fêmeas, no valor de R$ 80,00. O procedimento será realizado pelas duas únicas veterinárias autorizadas pelo estado de Santa Catarina a realizar o mutirão de castração, Katia Chubaci e Marina Dante.



Mas, quais são as vantagens da castração?

A castração diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas, do câncer de mama, útero, próstata e testículos; Elimina a Gravidez Psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio; Elimina o risco do câncer dos órgão genitais; Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio; Diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável.


Mitos sobre a Castração:

 "Castração engorda?”
 O animal não engorda devido à castração e sim pela diminuição de suas atividades físicas.

 "Eu não posso pagar!”
 O custo da operação será amplamente compensado por futuros gastos com alimentação, vacinas, etc. do animal gestante e das crias. Ou de eventuais complicações no parto ou ainda despesas com cirurgias e medicamentos decorrentes de doenças em animais não castrados (ex. Piometra).

“Eu sempre arrumo pra quem dar os filhotes”
 Nem sempre isso é verdadeiro, sendo mais comum a atitude de querer se livrar de um problema. É sempre bom lembrar que uma fêmea pode gerar dezenas de filhotes que, por sua vez, crescerão e terão outras crias, multiplicando o problema.

“Ele não tomará mais conta da casa.”
 Os animais castrados não perdem o instinto de proteger seu território. Por outro lado, perde o indesejável costume de urinar em diversos cantos.

“Mas ela precisa ter pelo menos uma cria...”
 Ter uma cria não acrescenta saúde ao animal e sim mais animais ao problema.

 “Meu animal vai sofrer?”
 A cirurgia, feita sob anestesia geral, é indolor. Dentro de um ou dois dias, o animal estará brincando e retomará suas atividades normais.

“Eu estarei interferindo na natureza do meu animal?”
 Seu animal não tem escolha, segue apenas o instinto. É dever do proprietário intervir e prevenir nascimentos indesejados. O animal será beneficiado e não subtraído de algo.

Ajude a combater a superpopulação o abandono: castre seu cão ou gato, machos e fêmeas!

As inscrições ainda estão sendo feitas: Rua: Sete de Setembro, bairro Santa Helena, n° 1563 (na casa da Mimi Saito, ao lado do Zóio Motos, uma casa vermelha). Para mais informações ligue (49) 9972-2363.


E não esqueça, nesse sábado (04) tem evento de adoção:


Nenhum comentário:

Postar um comentário