Páginas

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Chuva de Granizo em Lages

Já é de conhecimento de todos que na tarde de ontem (13 de Outubro) uma forte chuva de granizo atingiu nossa cidade, deixando-a em estado de Emergência. Mais de 60% da cidade foi fortemente atingida, e foram milhares de carros e casas destruídas.

Este foi um dos primeiros releases que recebi da Secretaria de Comunicação Social de Lages ontem:

Centenas de famílias foram atingidas pelo forte temporal de granizo e vento que atingiu Lages na tarde desta segunda-feira (13). Residências, veículos, prédios comerciais, residenciais e instituições públicas foram deteriorados pelas pedras de gelo. De acordo com o prefeito Elizeu Mattos, a Defesa Civil municipal prontamente agiu e acompanha as famílias vitimadas.
Telhados foram totalmente destruídos, fazendo com que moradias ficassem inundadas. Entre os bairros atingidos estão o Centro, Várzea, Ferrovia, Popular e Habitação. O prefeito imediatamente decretou estado de calamidade pública, fazendo com que a prefeitura autorize a compra direta de produtos que amenizem os prejuízos e protejam as famílias, sem necessidade de enfrentar a burocracia.
Cerca de 60% da cidade foi atingida. “A Defesa Civil estadual já está em Lages. O próprio governador Raimundo Colombo participará de uma reunião de emergência manhã (terça) aqui em Lages e está acompanhando esta tragédia que assolou Lages por dez minutos. Mas, de qualquer forma, pedimos paciência, calma e tranquilidade”, diz.
Menos da metade da cidade permaneceu intacta. “Por isso pedimos encarecidamente que a população seja solidária com os demais que foram atingidos”, frisa. Diante dos problemas causados pelo temporal de granizo, as aulas nas instituições da rede municipal de ensino foram suspensas nesta terça-feira (14). Centros Infantis de Educação Municipal (Ceims) e as escolas estarão sem aulas, já que diversas foram atingidas pelo fenômeno natural. Na quarta não haveria aula naturalmente devido ao Dia do Professor. O número do plantão da Defesa Civil municipal para urgência e emergências é 8406-4037. "

Nessas horas, temos que colaborar, e ajudar uns aos outros!
Então, aqui vão algumas informações importantes, que podem ajudar:
  • A Panificadora do Adilson Padeiro, está doando pães hoje e amanhã, os funcionários da padaria estão trabalhando para ajudar a fornecer pães as pessoas necessitadas.
  • O CAV está recebendo doações para os atingidos pela chuva, o local de recebimento é no CTG Universitário. A Universidade fica na Av. Luis de Camões, 2090, bairro Conta Dinheiro
  • Para quem teve o telhado danificado, aqui vai uma ótima dica de como consertar
  • As aulas na Universidade do Planalto Catarinense, Uniplac, estão suspensas até na próxima terça-feira, dia 21/10.
  • Para quem ainda não conseguiu doação de lona no GUARUJÁ tem uma loja chamada Casa-materiais de construção, e eles estão vendendo R$ 5,00/m!! Já que os outros estão querendo se aproveitar da desgraça alheia cobrando de 17$ a 26$ o metro. O telefone deles é: 3225-2570 Av. Jonas Ramos Martins
  • Foi criado um grupo no FaceBook para juntar pessoas dispostas a ajudar! Clique e participe : Arrecadação de Alimentos e Agasalhos . Aqui também estão divulgando lugares onde estão sendo doados materiais como lonas e telhas.
  • Tomem muito cuidado se forem subir para consertar telhas e eternites, já foram registrados vários casos sérios de quedas e acidentes.
  • O Pronto Atendimento Tito Bianchini está desativado, equipes profissionais, equipamentos e medicamentos estão sendo levados para o 10º BEC, no Conta Dinheiro, onde concentrarão os atendimentos até que a situação no Tito Bianchini se restabeleça.

Essas informações eu encontrei nas redes sociais e em alguns sites. Caso tenham mais contatos de pessoas dispostas a ajudar e informações importantes, mandem recados que estaremos postando diretamente na fan page do Desapego.

Outro release que recebemos da Secretaria de Comunicação:

Por conta do temporal, a Fundação Cultural de Lages (FCL) comunica o cancelamento das atividades e eventos da Escola de Artes Elionir Camargo Martins e Teatro Marajoara nesta semana e Museu Thiago de Castro pelos próximos 15 dias. As aulas, atividades e eventos da Escola de Artes voltam à normalidade na semana que vem. O espetáculo “As Sereias de Zona Sul”, marcado para o dia 16, não será realizado.
O Museu Thiago de Castro deverá abrir as portas ao público daqui a 15 dias. A chuva atingiu o prédio da FCL, que fica no segundo piso, e, por consequência, o espaço de memória. Muitas salas foram atingidas e parte dos acervos bibliográfico, documental e museológico molhou. A sala da biblioteca e o da reserva técnica foram os mais deteriorados.
A coordenadora do Museu, Carla Souza, diz que agora a equipe trabalha para conservar o acervo. Alunos e profissionais do curso de Museologia do Centro Universitário Barriga Verde, de Orleans, devem chegar nesta quarta (15), e ficam por dois dias, para auxiliar nesse processo. Voluntários que desejarem ajudar podem procurar o Museu. "

" Por volta das 17h desta terça-feira (14) devem chegar a Lages, de Curitiba (PR), sete mil telhas de fibrocimento de quatro milímetros, viabilizadas por intermédio da Secretaria de Estado da Defesa Civil. No mesmo horário devem chegar outras cinco mil, de Brusque (SC). Por volta das 20h chegarão mais oito mil telhas, também de Brusque, totalizando a meta de 20 mil a serem doadas para as famílias vitimadas pelos destelhamentos gerados com a forte chuva de granizo de segunda (13).
A chegada e distribuição de telhas deverão ocorrer até sexta-feira (17). Motoristas de caminhões foram acionados de Chapecó (SC), de onde sairão insumos para serem doados em Lages. “Ainda identificaremos o que será enviado para Lages e aí saberemos o volume do que chegará à cidade”, avisa o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, um dos componentes da central de gerenciamento de danos formada improvisada e emergencialmente na sala de reuniões ao lado do gabinete do prefeito Elizeu Mattos. "







Um comentário:

  1. Minha casa ta tudo distruido e a defesa civil nem aqui no bairro venho ainda.bando de priguicosos

    ResponderExcluir